A briga tá feia! A Amazon tá pronta pra entrar no jogo e se tornar parceira de transmissão da National Basketball Association (NBA), mas a Warner Bros. Discovery (WBD) pode ter outros planos.
Com a temporada da NBA 2024 encerrada, as atenções agora estão todas voltadas para quem vai garantir os direitos de transmissão a partir do próximo ano.
A Amazon já tem um acordo em andamento com a NBA pra pagar pelo menos $1,8 bilhão por um pacote de jogos da temporada regular e dos playoffs. Só que a WBD tem o direito de igualar qualquer oferta feita à NBA por terceiros, o que pode complicar a vida da Amazon.
Amazon pode conseguir os direitos de exibição da NBA?
A frustração com a falta de clareza nos arranjos de transmissão da NBA é geral. Até o apresentador do “Inside the NBA”, Charles Barkley, anunciou que pretende se aposentar no final da temporada 2024-25, independente do resultado das negociações da TNT com a liga.
O maior problema é que a WBD ainda não decidiu o que quer fazer. A empresa saiu do período de negociação exclusiva com a NBA em abril sem chegar a um acordo, enquanto a ESPN garantiu os direitos exclusivos das finais da NBA para a próxima década. NBC e Prime Video também estão na disputa, deixando a WBD numa posição complicada.
A WBD até poderia tentar igualar a oferta da NBC para um pacote de jogos, mas a NBC ofereceu $2,5 bilhões por temporada, um valor que o CEO da WBD, David Zaslav, considera bem exagerado. Então é claro que fechar com a Prime Video seria mais barato e abririam portas para facilitar a discussão sobre os direitos de igualar a oferta.
A Amazon já mostrou que está pronta pra investir pesado em esportes. O Prime Video é a casa exclusiva dos jogos de Thursday Night Football da NFL e tem aumentado sua programação de esportes ao vivo com corridas da NASCAR, lutas de boxe e jogos da NHL no Canadá, e a NBA seria um grande reforço nesse portfólio.
Se a NBA fechar acordos com a ESPN, NBC e Amazon, é bem provável que a WBD entre com uma ação judicial baseada nos seus direitos de igualar a oferta. Isso pode atrasar ainda mais a resolução das negociações, mesmo com a Amazon pronta pra assumir a parceria agora.
Fonte: New York Times.
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