Após o bloqueio da rede social X, antiga Twitter, no Brasil, uma nova jogada do bilionário Elon Musk voltou com o serviço ao país. O aplicativo começou a usar o sistema Cloudflare, que distribui o tráfego por múltiplos servidores ao redor do mundo, dificultando o bloqueio dos IPs. Isso permitiu que os usuários brasileiros voltassem a acessar a rede, embora o bloqueio ainda seja válido pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O STF havia bloqueado o aplicativo por descumprimento de ordens judiciais, principalmente no que tange à suspensão de contas de figuras controversas. A rede, no entanto, voltou a funcionar graças à utilização das chamadas CDNs, que fornecem IPs dinâmicos, tornando impossível bloquear o aplicativo sem afetar outros serviços legítimos.
Sobre a volta do X ao Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) identificou essa manobra e está analisando a situação. Enquanto isso, a ABRINT orienta que os provedores regionais aguardem novas instruções da agência para evitar bloqueios que afetem outras plataformas.
Essa mudança no acesso ao aplicativo mostra como a tecnologia de IPs dinâmicos pode forçar novas análises técnicas. Mas o retorno completo do aplicativo ainda depende de novos desdobramentos judiciais e da nomeação de um representante legal no Brasil.
Com isso, a volta definitiva da empresa e do aplicativo ao Brasil ainda está em jogo, mas essa “fuga” dos bloqueios já cria uma expectativa entre os usuários.
Fonte: ABRINT.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite também para acessar nossas redes sociais como o, Threads, X/Twitter, YouTube e nossa página no Facebook.