Antes da Disney assumir Star Wars, George Lucas tinha planos ambiciosos para expandir o universo da saga na TV. A série Star Wars: Underworld prometia mostrar o lado mais sombrio da galáxia, com histórias voltadas para o crime e a política em Coruscant. Mas o projeto nunca saiu do papel, e o motivo principal foi o custo absurdo da produção.
Rick McCallum, produtor de longa data de Lucas, revelou recentemente que os valores estimados para cada episódio eram de aproximadamente US$ 40 milhões, o que tornava o projeto financeiramente inviável na época. Com mais de 60 roteiros prontos, Underworld teria um tom mais adulto e violento, algo bem diferente dos filmes que vieram antes.

“Se a série tivesse sido feita, George nunca teria vendido Star Wars”
Além dos custos elevados, a série ainda exigia tecnologia que não estava acessível no início dos anos 2000. McCallum explicou que os efeitos especiais necessários para manter a qualidade da franquia tornavam tudo ainda mais caro. Mesmo tentando reduzir o orçamento, a conta final chegaria a alguns bilhões de dólares.
Outro detalhe curioso é que a série já tinha cenários construídos e artes conceituais prontas. Segundo McCallum, o projeto poderia ter mudado completamente o rumo de Star Wars e, talvez, evitado a venda da franquia para a Disney. “Se a série tivesse sido feita, George nunca teria vendido Star Wars”, comentou o produtor.
Apesar de nunca ter sido produzida, Underworld influenciou outras produções da franquia. Séries como The Mandalorian e Andor exploram aspectos mais realistas e sombrios da galáxia, algo que a série cancelada já propunha. Além disso, o jogo Star Wars 1313, que também acabou sendo engavetado, tinha uma abordagem bem parecida.

Trechos da produção vazaram na internet anos depois, mostrando um estilo característco e semelhante ao de Blade Runner, com cenas em ambientes urbanos e um Império mais brutal. Essas imagens aumentaram ainda mais a curiosidade dos fãs sobre o que poderia ter sido Underworld.
No fim das contas, a série se tornou mais uma daquelas ideias promissoras que nunca chegaram ao público.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite também para acessar nossas redes sociais como o, Threads, X/Twitter, YouTube e nossa página no Facebook.