O icônico ator Robert Downey Jr., famoso pelo papel de Homem de Ferro, avisou que processará qualquer tentativa futura de recriar sua imagem usando inteligência artificial (IA). Em uma recente entrevista no podcast On With Kara Swisher, Downey Jr. deixou claro que não permitirá que executivos de Hollywood reproduzam digitalmente seu visual sem consentimento.
O ator mencionou que não desconfia das decisões atuais da Marvel Studios, mas que a possibilidade de recriações futuras por IA levanta questões éticas sobre a autenticidade e o uso de imagem dos atores. Ele acredita que alguns líderes do setor de IA buscam controlar a narrativa da “nova era da informação” sem serem transparentes em suas intenções (o que pode acontecer).
Downey Jr. também tem experiência no campo da tecnologia, investindo em empresas de IA, mas ele ressalta a importância de os envolvidos terem uma “psicologia moral sólida” e boas intenções (como sempre). Ele ainda enfatizou que sua preocupação com o uso de IA é menos sobre o dinheiro e mais sobre os valores e a integridade dos profissionais no setor.
A opinião do ator se alinha com novas legislações, como o NO FAKES Act, aprovado recentemente nos Estados Unidos, que visa proteger o uso não autorizado de réplicas digitais de atores. As leis também impõem restrições ao uso dessas réplicas sem aprovação, buscando garantir que o legado dos artistas seja respeitado por décadas após suas mortes.
Com seu posicionamento firme contra a IA, Downey Jr. dá um recado claro aos executivos de Hollywood sobre o uso ético da tecnologia, defendendo a autenticidade de sua imagem e o respeito pelo trabalho dos artistas.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite também para acessar nossas redes sociais como o, Threads, X/Twitter, YouTube e nossa página no Facebook.